O açaí é um alimento muito importante na dieta dos nortistas do Brasil, onde seu consumo remonta aos tempos pré-colombianos. Os estados do Pará e Amazonas, no Brasil são os maiores produtores da fruta, sendo, juntos, responsáveis por mais de 85% da produção mundial. O açaí é considerado, por muitos, uma iguaria exótica, sendo apreciada em várias regiões do Brasil e do mundo.

O açaizeiro cresce em touceiras de 4 a 8 estipes (troncos de palmeira) cada um de 12 m de altura e 14 cm de diâmetro ponto-médio e podendo chegar até uns 20 metros.

O açaí é muito consumido como suco ou pirão e cujo gomo terminal constitui o palmito. Assim, pode ser consumido na forma de bebidas funcionais, doces, geleias e sorvetes. O fruto é retirado da floresta por coletores que sobem nas palmeiras com auxílio de um trançado de folhas amarrado aos pés – a peconha.

Para ser consumido, o açaí deve ser primeiramente despolpado em máquina própria para que a polpa se solte e, misturada com água, se transforme em um suco grosso também conhecido como vinho do açaí.

Na Amazônia, o açaí é consumido tradicionalmente junto com farinha de mandioca ou tapioca geralmente gelado. Há quem prefira fazer um pirão com farinha e comer junto com peixe assado ou camarão, ou mesmo os que preferem o suco com açúcar.

Além do uso de seus frutos como alimento ou bebida, o açaizeiro tem outros usos comerciais. As folhas podem ser feitas em chapéus, esteiras, cestos, vassouras de palha e telhado para casas, e madeira do tronco, resistentes a pragas, para construção civil. Os troncos da árvore podem ser processados para produzir minerais. O palmito é amplamente explorado como uma iguaria. O óleo de açaí também possui diversas propriedades químicas que causam efeitos benéficos no corpo humano.
Despolpamento mecânico em máquina utilizada no preparo do vinho. Usada em substituição às primitivas de rotação manual. As sementes limpas são muito utilizadas para o artesanato.

 O açaí é uma fruta que tem um teor de gordura, mas é uma gordura saudável pois possui as mesmas características do azeite de oliva. Ele não afeta o coração e nem entope as veias. Por ser o açaí soft um produto gelado, ele cria uma nata dessa gordura ao se descongelar e ela é ainda mais visível quando ele descongela no contato com o sol.
Quando apresentar esta nata de gordura no processo normal de degelo ou na máquina de frozen, o açaí pode ser consumido tranquilamente.